O bê-a-bá da nutrição

O bê-a-bá da nutrição

O bê-a-bá da nutrição

Você está tentando aprender a base de uma dieta saudável? Parabéns, você veio ao lugar certo.

1. Todos os alimentos consistem em 3 macronutrientes:

Proteínas – São substâncias fundamentais para o funcionamento do nosso organismo, podendo ser encontradas em todas as estruturas do nosso corpo. Essas substâncias são formadas pela união de moléculas menores chamadas de aminoácidos. São conhecidos vinte tipos de aminoácidos, e embora o nosso organismo precise desses vinte tipos para produzir as proteínas do nosso corpo, ele não consegue produzir alguns deles, sendo necessário então buscá-los nos alimentos

Carboidratos – Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios ou açúcares, e eles são a principal fonte de energia para os seres vivos, estando presente em diversos tipos de alimento. Com exceção do mel, todos os carboidratos são de origem vegetal, como os cereais (arroz, trigo, aveia etc.), as raízes e tubérculos (batata, aipim, cenoura, beterraba etc.), as leguminosas (feijão, ervilha, soja etc.), as frutas (banana, manga, maçã etc.) entre tantos outros.Além de servir como fonte de energia, os carboidratos também têm função estrutural, pois participam da formação de algumas estruturas dos seres vivos, como a celulose e a quitina. Além disso, os carboidratos participam da estrutura tanto do DNA quanto do RNA.

Gorduras – São substâncias orgânicas de origem animal ou vegetal, formadas predominantemente de produtos de condensação entre glicerol e ácidos graxos, chamados triacilgliceróis. Além de fonte de energia, são veículos importantes de nutrientes, como vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e ácidos graxos essenciais.

2. Alimentos também contém micro-nutrientes

Vitaminas – Importantes no processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Embora as vitaminas sejam substâncias essenciais ao organismo, a maioria dos animais não consegue produzi-las em quantidade suficiente, ou não as produz. Por esse motivo, a ingestão de alimentos que as contenham é necessária.

Minerais – São substâncias de origem inorgânica que fazem parte dos tecidos duros do organismo, como ossos e dentes. Também encontrados nos tecidos moles como músculos, células sangüíneas e sistema nervoso. Possuem função reguladora, contribuindo para a função osmótica, equilíbrio ácido-básico, estímulos nervosos, ritmo cardíaco e atividade metabólica.

3. Termos da nutrição e seus significados

Antioxidantes – São moléculas capazes  de retardar ou impedir o dano oxidativo, processo causado por substâncias chamadas radicais livres, que podem levar à disfunção das células e o aparecimento de problemas como doenças cardíacas, diabetes e câncer. O papel dos antioxidantes é bloquear as reações de oxidação e oferecer proteção às membranas e outras partes das células.

Omega 3 – São ácidos graxos, conhecidos como essenciais para o crescimento normal e saúde dos indivíduos. As fontes mais comuns de ácidos graxos são óleos de peixe e alguns óleos vegetais como linhaça e óleo de algas petróleo. É essencial pois além de ser muito importante para uma boa saúde, o corpo humano não é capaz de produzi-lo, tendo que obtê-lo da alimentação. Um grande número de pesquisas vem demonstrando os benefícios do ômega 3 para o coração e todo sistema circulatório.

Fibras – São partes de grãos, vegetais e frutas que não são digeridas pelo nosso corpo. Elas passam quase que intactas pelo sistema digestivo e são eliminadas pelas fezes, com os movimentos intestinais.
Portanto, as fibras são necessárias para auxiliar todas as outras substâncias alimentares a moverem-se através do sistema digestivo de maneira adequada. Sem fibra suficiente, o processo digestivo pode ficar lento e a constipação (intestino preso) pode ocorrer.

Colesterol – é uma substância gordurosa encontrada naturalmente no seu corpo. Ele tem o papel vital de manter cada célula do corpo funcionado adequadamente. Entretanto, o acúmulo de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração.

O colesterol é transportado pelo corpo por proteínas. Essa combinação é chamada lipoproteína. Há dois tipos principais de lipoproteínas (‘colesterol’): HDL e LDL.

  • Lipoproteína de alta-densidade (HDL) é boa para o seu coração. Ela carrega colesterol das suas artérias para o seu fígado, onde é eliminada.
  • Lipoproteína de baixa-densidade (LDL) é ruim para o seu coração. Ela carrega colesterol do seu rim para seus tecidos do corpo. Se houver muito LDL, ou colesterol ‘ruim’ no seu corpo, ele pode se acumular nas células e nas artérias.

4. Fatos rápidos

Açúcares – Os glicídios são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. São também conhecidos como açúcares, samarídeos (do grego sakharon, açúcar), carboidratos ou hidratos de carbono.

MSG – Glutamato monossódico é o sal sódico do ácido glutâmico, um dos aminoácidos não essenciais mais abundantes que ocorrem na natureza.