Leite vegetal de amêndoa

From the Blog

Leite vegetal de amêndoa

leiteamendoas

Dentre as inúmeras alternativas para se evitar a lactose do leite de vaca, encontramos o leite vegetal, que pode ser feito de qualquer tipo de castanha ou grão, como a soja por exemplo.

O leite de amêndoas é rico em ferro e ácidos graxos ômega-3 e 6 que auxiliam na proteção do coração. Ajuda a equilibrar o ph do sangue e ótima opção para manter pele, unhas e cabelos fortes e saudáveis devido a qualidade da proteína presente na amêndoa.

Atualmente o leite vegetal é encontrado com facilidade nos mercados, mas com a possibilidade de ser feito em casa, podemos acrescentar algumas outras propriedades, como por exemplo a água de coco ou essência de baunilha.

 

Leite vegetal de amêndoas caseiro

Ingredientes:

  • 1 xícara de amêndoas in natura
  • 4 xícaras de água mineral e/ou água de coco
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha se desejar

Como preparar o leite de amêndoas caseiro:

Tire a pele das amêndoas e deixe-as de molho em água por pelo menos 8 horas, assim ela irá hidratar e amolecer, facilitando o processo no liquidificador. Bata as amêndoas com a água e a essência de baunilha se desejar no liquidificador por aproximadamente 4 minutos.

Em uma vasilha separada, coloque um coador e um tecido de algodão limpo (pano de prato limpinho serve) para que nenhum pedacinho de amêndoa passe e se misture no líquido final.

Aguarde que todo o leite seja coado,  permanecendo somente uma massa de amêndoas que poderá ser utilizada para fazer uma farinha ou então incorporada na mistura do seu bolo,agregando valor nutricional à qualquer receita.

O leite vegetal caseiro não necessita de refrigeração.

Agite antes de usar.

 

Deixe uma resposta